Facebook Twitter RSS

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Mangás Raros, motivo de orgulho e falência

Assim que você fica lendo um mangá raro. Arte de SymbianL

Todos que gostam de cultura oriental, acaba, querendo ou não, consumindo os mangás. Um fã não vive apenas de anime, e quando se pega gosto pela coisa é bem difícil sair do vício.
O mercado brasileiro começou a investir nos mangás nos anos 80, quando ocorreu o boom no Japão. O primeiro mangá a ser lançado aqui foi Lobo Solitário pela editora Cedibra (jurava que era a Sampa ou a Abril), todo no modo ocidental de leitura.
Pais de família leram isso no lançamento

Depois dele vários outros foram lançados e podem ser encontrados em sebos até hoje. Títulos como Mai -A garota sensitiva, Crying Freeman e Akira (sim, Akira foi lançado no Brasil) são raridades, não tão valorizadas devido ao seu modo de leitura.
Depois destes vários outros mangás vieram ao Brasil, a JBC e a Conrad apareceram, seguido da Planet Manga (vulga Panini), e, assim, fazendo a alegria da criançada desse Brasil.
Porém, o mercado de mangás não estava tão aquecido como está hoje. Títulos promissores eram lançados aqui com tiragens um pouco limitadas e a preços bem populares. Isto dificultou bastante os estoques das editoras. Hoje alguns títulos são praticamente impossíveis de se encontrar em lojas, mesmo das mais variadas como as do Bairro da Liberdade em São Paulo e das Lojas Comix..

E ainda tá barato.
Um exemplo de mangá raro dificílimo de achar é Sakura Card Captors N°1. Na época foi um sucesso estrondoso, tanto que está tudo esgotado. É possível encontrar qualquer número se feita uma breve pesquisa  nas lojas especializadas, até em Sebos. Menos o primeiro volume. Quer dizer, é possível sim achar, mas você tem que abrir a mão e dar, pelo menos, R$100,00 por um mangá que antes custava R$2,90.
Este da imagem ainda está barato comparado aos preços praticados no Bairro da Liberdade. Em uma vitrine do Sogo plaza, galeria conhecida dos visitantes, era possível encontrar esse volume custando singelos R$150,00.
Sakura 1 não é uma exceção nesse mercado fanático de mangás raros. Temos aí Dragon Ball N°1 (Conrad, 2000), One Piece 1 (Conrad, 2001), Love Hina 1(JBC, 2001), entre outros. E se você pensa que os números raros tendem a ser os primeiros, como volumes 1, 2 e 3, pode ficar tranquilo. Volumes de Inuyasha, como o volume 5, chegam até R$200,00.
Em alguns lugares isso custa metade de um salário mínimo
A falta de volumes para completar a coleção não se reserva apenas aos mangás publicados a mais de 10 anos. Temos no mercado exemplos claros de séries atuais que venderam tanto que hoje é muito, mas muito difícil encontrar para comprar. Os preços duplicam, e até triplicam quando o volume não é mais encontrado.
Qual foi a última vez que você viu Naruto n°1 nas bancas? E o n° 2? High School of the Dead N° 2 custa 50 reais em eventos. Kimi ni Todoke n° 1 está no caminho também.
Para tentar resolver este problema de falta de mangás, as editoras estão, cada vez mais, republicando títulos, tanto os mais velhos que não são mais encontrados como os que a falecida Conrad deixou de lado. One Piece, Sakura Card Captors, Dragon Ball, Evangelion, e o recentemente anunciado Samurai X. Todos eles estão sendo relançados nas bancas pelo preço atual. Óbvio que não será cobrado o mesmo preço que era cobrado anos atrás. Hoje o material é outro, a tradução, e os impostos também. Um mangá cortado ao meio (Meio Tankobon) custava, na época, de 3 a 4 reais. Hoje um Tankobon completo sai de 10 a 12 reais, edições especiais como a republicação de SCC saem na faixa de 14 a 16 reais.




Os relançamentos, claro, desagradam e muito os colecionadores. Ver uma série que você deu o sangue para completar ser relançada é de doer o coração. Mas algumas iniciativas são completamente válidas, como a Panini com One Piece e da JBC com Evangelion, que adotaram todos os fãs órfãos da Conrad.
E você? Tem algum mangá raro que você usa pra fazer inveja aos seus coleguinhas? Procura algum impossível? Bem vindo ao clube.

Compartilhe esta postagem

25 comentários:

  1. acabei de completar minha coleção de samurai X!!! tive q abrir mao de 80 reais pra finalizar =p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, você deve estar MUITO orgulhoso! eu olho minha coleção de Sakura e dá vontade de chorar KKKKKK

      Excluir
  2. Tenho a coleção completa de Sakura Card Captors, realmente meu orgulho, Mas to penando pra achar os volumes 1, 2 e 6 de Claymore. Inclusive quem souber me diga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou vendendo alguns mangás, e tenho o Claymore 2, se quiser me manda um email, pra rohsato85@yahoo.com

      Excluir
    2. Eu tenho o volume 1 de Claymore, se tiver interesse me mande um email rthawana@gmail.com

      Excluir
  3. Caras, tenho mais de 1000 edições em casa, dentre elas SCC, Love Hina, CdZ, Berserk, Claymore, Samurai X, Video Girl Ai, todas completas, entre outras.
    Fora os n. 1 de mangás que comprei e não gostei.

    ResponderExcluir
  4. Tenho Claymore 1 e 2 para vender. '-'~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda possui eles para venda me manda um e-mail se ainda estiverem a venda, guilhermealexsei@gmail.com ou me mande o seu para conversarmos. Abraço!

      Excluir
  5. Tô com uma fortuna em casa e nem tô sabendo!
    Tenho várias coleções do primeiro boom dos mangás, embora nem todas completas, pq muitas ficaram bem chatas e eu perdi a peciência em continuar a coleção: Ynu Yasha, Fushigi Yuugi, Yu Yu Hakusho, Magic Knight Rayearth, Vagabond, Blade e Kenshin (que tá completona, com seus 56 volumes!).
    Se me derem uma oferta boa por cada coleção, vendo naboa! Sem contar que tenho mangazões originais, de 15 anos atrás, tipo Shonen Jump com publicação de Rurouni Kenshin e Nakayosi com Sakura, por exemplo.
    Bem, alguém que me deixar rica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tem Vc mencionou alguns mangas que me interessei, pode entre em contato comigo? Meu email eh f_fernando16@hotmail.com

      Excluir
  6. tenho a coleçao de samurai x yuyu hakusho sakura CDZ DB full metal alchemist e inu yasha

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho as primeiras 10 edições do Dragon Ball e q primeira na versao japonesa!To querendo vender!

    ResponderExcluir
  8. Olá Pessoal, tenho a coleção completa de Samurai X, 56 volumes, inclusive a edição especial que saiu posteiormente. Tenho também a de Love Hina e Video Girl todas completas.
    Tenho também do 1 ao 17 Samurai X (fora completa).
    se alguém interessar em alguma, me mande e-mail

    guigaenfer@gmail,com

    ResponderExcluir
  9. Eu preciso do Mangá de Claymore Vol.6 help ;-; Comprei um box do numero 2 ao 4, como precisava do 3, vou vender o 2 e 4 pra quem quiser.

    Qualquer coisa, meu email é welder_babiano@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Procuro completar minha coleção de Fushigi Yugi

    ResponderExcluir
  11. Fushigi yugi e facil de encontrar, tem um sebo no centro da cidade que estar vendendo sakura card capture completona e de mangas raros eu so tenho o yuyu completo e tem uma loja aqui que tem samurai x completo pra vendet tambem.

    ResponderExcluir
  12. Tenho One Piece da Corand volume 01. Fora numeros avulsos de Samurai X, Inu Yasha, Love Hina, entre outros, quem quiser conversar meu email é: kamaquine@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Ainda nem acredito que consegui Video Girl Ai completo por 30 reais, e metade de Samurai X pelo mesmo preço (e o restante de graça). Que sorte :)

    ResponderExcluir
  14. Difícil não é encontrar o volume 1 de kimi ni todoke. Difícil mesmo está sendo o volume 4 i.i

    ResponderExcluir
  15. Tenho alguns mangas raros, interessados, favor me contactar: will_san92@hotmail.com

    - Hunter x hunter vol 1 (ótimo estado)
    - Sakura Card Captors vol 2 (ótimo estado)
    - Gantz vol 1 (capa levemente danificada)

    ResponderExcluir
  16. Quero completar minha coleção de CdZ Episódio G.
    Se alguém tiver edições e quiser negociar...
    vagner_vb@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho, inclusive com a caixa de colecionador (do vol 1 ao 6)
      12,13,14 e 15 (Ainda lacrados), 7,8

      Excluir
  17. Galera, eu moro no Japão! Se eu puder ajudar! Tenho acesso aos Mangá em japones! Mas as vezes tem quem procure tbm!!! Email: japa_eiji@hotmail.com valeu!!!

    ResponderExcluir